Vollume Comunicação - Marketing Digital

Afinal, o que é marketing digital?

Por definição o marketing digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.

E não é à toa que os budgets estão migrando para esse “novo” marketing. Ele possui várias vantagens em relação ao marketing tradicional, que permitem um maior ROI (Retorno Sobre Investimento).

O marketing digital é mais fácil de mensurar, tem métricas mais claras e se tornou essencial para empresas de todos os mercados, sejam elas B2B ou B2C.

Hoje sabe-se que mais de 90% dos processos de compra tem início em uma busca online. Por isso, o marketing digital e o marketing de conteúdo vieram para ficar.

As vantagens do Marketing Digital

Não é à toa que o marketing digital está crescendo vertiginosamente.

Além do fato de que o número de pessoas conectadas à Internet cresce aceleradamente – e que todo mundo está cada vez mais inserido no meio online – temos também todas as vantagens que o próprio meio digital oferece, como:

Alcance Global

Se você já estudou marketing sabe que um dos famosos 4 Ps do Marketing é “Praça”, ou seja, o lugar ou região em que você irá executar suas ações.

Se você está fazendo uma campanha que envolve, por exemplo, outdoors ou flyers, a limitação geográfica impacta diretamente no custo e tamanho da ação, afinal, são peças que estão no mundo “real”.

Já no mundo virtual qualquer empresa pode ter alcance global, já que não existem distâncias a serem percorridas e nem limites geográficos.

Interatividade

Uma das grandes vantagens do marketing na Internet é que ele deixa de ser uma via de mão única.

Com a comunicação deixando de ser unilateral várias possibilidades se abrem e agora as empresas podem criar interações mais ricas e aprofundadas com seu público.

A grande vantagem disso é que, além de você conseguir chamar mais a atenção do público, toda vez que ele interage com uma ação de marketing ele também está gerando informações (comportamentais e demográficas) que podem ajudar a empresa a entender melhor seu público-alvo e criar ações cada vez mais eficientes.

Métricas

Esse é de longe uma das maiores vantagens de se fazer marketing digital.

Na Internet quase tudo é mensurável: quantidade de visitas, performance de campanhas, quantidade de cliques em anúncios, etc.

Essa quantidade de dados gerada é de extrema importância para que os profissionais de marketing possam criar campanhas mais eficientes e tomar ações mais embasadas.

Como diz o ditado: “informação é poder”.

Tempo real

Como na Internet tudo pode ser mensurado em tempo real, os profissionais de marketing podem se adaptar rapidamente de acordo com a performance de uma campanha, evitando assim desperdiçar dinheiro em algo que não está funcionando.

Enquanto um anúncio de jornal não pode ser mudado depois de impresso e é complicado medir sua performance, o texto de uma campanha no AdWords pode se ajustar automaticamente centenas de vezes ao dia.

Segmentação

Essa vantagem é diretamente relacionada ao fato de ser possível coletar uma enorme quantidade de dados sobre as pessoas na Internet, o que possibilita que as empresas façam investimentos de marketing extremamente direcionados para seu público-alvo.

Esse tipo de segmentação faz com que a eficiência das campanhas aumente consideravelmente.

As várias ferramentas do marketing digital

Assim como o marketing tradicional, o marketing digital possui centenas de ferramentas, canais e formatos que podem ser utilizados para se alcançar os resultados desejados.

Seguem abaixo algumas das estratégias e ferramentas que todo profissional deve conhecer para entrar nesse mercado:

SEM (Search Engine Marketing)

O Search Engine Marketing envolve qualquer ação de marketing digital focada em trazer resultados através de sites de busca, como o Google.

O SEM é de extrema importância pois hoje os sites de busca são o canal de entrada de quase todo mundo na Internet e trazem um tráfego extremamente qualificado.

Toda vez que uma página é encontrada em algum site de busca, já havia um interesse por parte do usuário no assunto (afinal, foi ele que fez a pesquisa), o que aumenta muito a chance desse tráfego ser de qualidade.

Dentro do SEM nós temos duas principais maneiras de se trabalhar: SEO e PPC.

SEO (Search Engine Optimization)

O SEO é uma das principais práticas de marketing na Internet e tem como objetivo melhorar sua posição na busca orgânica do Google e outros sites de busca.

Um bom trabalho de SEO envolve dezenas de diferentes ações, que vão desde otimizar seu site para que ele carregue rápido e funcione em celulares até a criação de bons conteúdos.

Aparecer no primeiro lugar do Google é uma ótima maneira de trazer visitas qualificadas e “grátis”, afinal, você não paga para aparecer lá.

Não é à toa que eu coloquei o grátis entre aspas na frase anterior, pois apesar de não ser possível comprar sua posição no Google ainda é necessário fazer investimentos no seu próprio site.

A base de qualquer SEO bem feito é ter um conteúdo de qualidade, sem isso de nada adianta otimizar à perfeição seu site, pois a principal missão do Google é entregar o melhor conteúdo para seu público e ele se tornou muito bom nesse quesito ao longo dos anos.

Tendo o conteúdo como base há várias ações que podem ser tomadas, como pesquisas de palavras-chave para te ajudar a rankear para termos mais importantes, otimização do HTML do site, etc.

E-mail

O marketing por e-mail continua firme e forte e é, de longe, um dos meus canais favoritos pois é um canal de contato direto em que o assinante te deu autorização (claro, se você não comprou a lista, o que é uma péssima prática) para enviar um conteúdo para sua caixa de entrada.

É claro que, assim como a mídia display o uso de e-mail como estratégia de marketing evoluiu muito com o tempo.

Hoje não adianta simplesmente conseguir uma lista gigante de e-mails a qualquer custo e disparar emails publicitários torcendo para conseguir uma venda mesmo com uma baixa taxa de conversão.

Iniciativas assim já não funcionam mais como antes, provavelmente seu e-mail cairá em uma caixa de spam.

CONTATOS

Entre em contato conosco, esclareça todas as suas dúvidas e ou envie sugestões.
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle

©2016 criado e produzido por VOLLUME COMUNICAÇÃO